Mulher utilizando calculadora e smartphone enquanto organiza documentos em uma mesa de trabalho. Ideal para temas sobre finanças e gestão de tempo.

Se você quer ter a sua casa própria, um carro para chamar de seu ou adquirir outro tipo de bem ou serviço para alcançar uma meta específica, a dica é fazer uma compra planejada, ou seja, organizar suas finanças e aplicar seu dinheiro com assertividade.

Em vez de ceder aos impulsos ou às promoções tentadoras do mercado – que nem sempre entregam o que prometem –, primeiro tenha controle do seu orçamento para, em seguida, procurar alternativas de aplicações que façam sentido para a sua realidade, a exemplo de um consórcio.

Comece lendo este artigo. Depois, faça uma lista de despesas obrigatórias e daquelas que consegue controlar e aproveite para elencar suas prioridades. As dicas trazidas aqui vão tornar muito mais fácil fazer escolhas conscientes. 

O que é compra planejada?

A compra planejada é o ato de adquirir um produto ou serviço com base em um planejamento prévio; levando em consideração a necessidade real de aquisição, o orçamento disponível, uma pesquisa carinhosa de preços etc.

É uma atitude que vai ao encontro do controle financeiro e não de encontro com ele, atropelando-o.

Quando você faz uma compra planejada, evita gastos desnecessários e consegue reduzir significativamente as chances de endividamento, já que o planejamento lhe permite visualizar o impacto da aplicação em seu orçamento mensal, antes mesmo de realizá-la.

Ainda por cima, a alternativa lhe permite conseguir oportunidades melhores por preços mais baixos ou condições de negociação ainda mais adequadas à sua realidade, diferentemente das compras por impulso.

“Quando sei que estou comprando por impulso?”

Enquanto a compra planejada é estratégica e consciente, a compra por impulso, como o nome diz, é totalmente emocional. Comprou algo que não precisava ter, só porque estava em promoção ou parecia irresistível..? Já sabe, né?

Aqui está um comparativo para você nunca mais esquecer!

Compra planejada
Compra por impulso
  • Só acontece depois de muitas contas e muita pesquisa
  • Considera a necessidade
  • Acontece no melhor momento, nunca por impulso
  • Pode comprometer seu orçamento
  • Acontece quando a emoção fala mais alto do que a razão
  • Não considera a real necessidade do bem/serviço adquirido

E, se for um hábito seu comprar sem pensar muito, vale a pena começar a exercitar as tomadas de decisões mais frias e calculistas a partir das orientações listadas no próximo tópico.

12 dicas para compras planejadas de verdade

Você precisa mesmo do que está comprando ou vai agir pelo impulso? Agora é o melhor momento para adquirir tal produto ou serviço? A resposta para algumas perguntas pode mudar sua vida financeira. 

Aqui estão reunidas dicas valiosas!

  1. Questione-se sobre a necessidade do que vai comprar
  2. Entenda se o “agora” é o melhor momento para a sua aquisição
  3. Estabeleça um orçamento realista: quanto você pode gastar de verdade?
  4. Pesquise e compare preços em lojas físicas e online
  5. Aproveite promoções, mas sempre lendo as letras miúdas
  6. Cuidado com o barato que sai caro
  7. Verifique valores de frete e reputação das marcas para não cair em golpes
  8. Busque por cupons de desconto para usar
  9. Aproveite datas promocionais, como a Black Friday
  10. Faça uma lista do que você quer ter, organizando-a por prioridades, como “com urgência”, “posso esperar” e “desejos futuros”
  11. Espere entre 24 e 48 horas para fechar negócio: você pode descobrir que não precisava tanto assim do que queria comprar
  12. Evite parcelar compras maiores no cartão de crédito

Nesse último caso, a dica de ouro é reservar uma quantia específica por mês até guardar o total necessário. Para a compra de bens, como imóveis e automóveis, melhor ainda será ingressar num grupo de consórcio.

Vale a pena usar o consórcio para compra planejada?

O consórcio é uma das melhores alternativas para quem precisa de um melhor planejamento financeiro, sem sacrifícios.

Ele pode servir para você comprar um carro, uma moto, um imóvel ou até mesmo ir viajar, pagando parcelas mensais predefinidas em contrato e usufruindo da carta de crédito quando contemplado(a).

Além de fugir dos temidos juros abusivos de financiamentos, fazendo um consórcio você ganha mais previsibilidade dos seus gastos e dorme tranquilo(a), pois sabe quanto precisará reservar a cada mês para alcançar seu próximo objetivo.

E não tem segredo na hora de entrar em ação.

Como fazer compra planejada com consórcio em 4 etapas

Primeiro, defina seu objetivo. Em seguida, conte com quem entende do assunto para lhe assessorar até a contemplação. Dá uma olhada no passo a passo completo, logo adiante.

1. Defina seu objetivo

O que exatamente você quer comprar?

Ter clareza sobre o seu objetivo vai ajudar você na escolha de uma boa opção de consórcio porque ficará mais fácil definir valor total da carta de crédito, prazos e parcelas.

Além disso, um propósito estabelecido permite manter o foco e resistir às comprinhas impulsivas no meio do caminho. 

2. Faça as contas

Analisando a sua renda mensal, seus gastos fixos e variáveis, quanto você já tem de dinheiro guardado (se tiver) e quanto pretende gastar desse total, defina o montante máximo que dá para investir sem apertos no final do mês.

Não comprometa mais de 30% da sua renda líquida mensal com a parcela do consórcio, dessa forma, você garante que a compra planejada seja vantajosa o tempo todo.

3. Pesquise e contrate

Converse com os consultores de uma corretora de consórcio de confiança, vale sobre seus desejos e suas dores e conte com eles para ingressar no grupo certo. 

Certifique-se de que você estará assinando um contrato junto a uma empresa autorizada pelo Banco Central e esclareça qualquer dúvida que tiver sobre pagamentos e contemplação. Aí, dê mais um passo na direção da sua meta.

4. Mantenha a disciplina até a conquista e o encerramento do grupo

Finalmente, mantenha o compromisso mensal de pagamento das parcelas, evitando atrasos, para garantir a sua contemplação.

E se, dentro do seu planejamento, fizer sentido aplicar um dinheiro a mais para os lances do consórcio – e isso for recomendado pela sua corretora –, aumente as suas chances de garantir a carta de crédito mais cedo!

O resultado será uma meta alcançada sem bagunça nas finanças, armadilhas de compras online ou negociações terríveis. Pode estourar o champagne: as vantagens de ter frieza ao tomar decisões financeiras vão lhe surpreender.

Vantagens surpreendentes da compra planejada 

Olha só como é bom tomar a decisão certa!

Você economiza de verdade

Quando você se planeja, tem tempo para pesquisar sobre preços, comparar lojas, aproveitar promoções estratégicas, queimas de estoque etc. e até negociar melhores condições de pagamento. 

Acabam as dívidas e o estresse financeiro 

Uma das maiores causas do endividamento de brasileiros é a falta de planejamento, justamente porque, quando alguém compra sem pensar, muitas vezes recorre ao cartão de crédito e/ou acaba caindo no cheque especial. 

A compra planejada leva os consumidores pelo caminho inverso: quem quer alguma coisa se organiza antes, analisa o impacto da aquisição no orçamento e decide com mais consciência, evitando dívidas e aquela ansiedade doída no fim do mês.

O consumo consciente é estimulado

Não bastasse, quando alguém se habitua a planejar antes de comprar, começa a desenvolver uma mentalidade mais equilibrada em relação ao dinheiro, o que contribui para um consumo mais sustentável e responsável. 

Dito isso…

Você alcança objetivos maiores 

Se você compra com propósito, cada escolha se alinha aos seus objetivos e não à pressão de consumir o tempo todo e cada parte dos seus recursos vão para o que realmente importa, trazendo o que pode ser chamado de “empoderamento financeiro” e ajudando em conquistas maiores.

Seu arrependimento deixa de existir

E quem nunca se arrependeu depois de fazer uma compra impulsiva?

A compra planejada elimina esse sentimento ruim, justamente por causa de todas as vantagens listadas anteriormente. No lugar da culpa, você vai experimentar aquela sensação boa de dever cumprido e se orgulhar do negócio que fechou.

Comece a aplicar os aprendizados com calma no seu dia a dia, como se estivesse escalando uma montanha sem pressa e controlando seus níveis de oxigênio. Antes do esperado, o topo da montanha, ou seja, sua aquisição mais desejada, estará à vista!