Comprar um imóvel próprio para a sua empresa, mesmo que seja uma companhia ainda pequena, pode mudar a forma como ela cresce e se posiciona no mercado – e não precisa envolver o pagamento de taxas e juros.
Basta você definir o formato certo de aquisição para garantir planejamento financeiro e organização suficientes e seguir em frente com seu objetivo, fazendo a aquisição sem deixar o caixa no vermelho!
Já considerou o consórcio como uma possibilidade? Se sim, este artigo lhe mostra os próximos passos para agir. Se não, depois da leitura do conteúdo até o final, você provavelmente vai passar a considerar.
De dúvidas comuns à reflexões importantes, tudo está reunido aqui!
Dúvida comum: pessoa jurídica pode comprar imóvel?
Para considerar adquirir uma propriedade, a primeira coisa que você precisa saber é que, sim, é possível colocar imóvel no nome da sua empresa. Ou seja, uma pessoa jurídica (CNPJ) pode adquirir um imóvel próprio seguindo a legislação válida em sua cidade, seu estado e seu país.
E por que colocar o imóvel em nome da empresa?
Pois essa atitude lhe permitirá consolidar o patrimônio do negócio (não o seu, pessoal), além de garantir mais segurança e autonomia para a operação e contribuir para uma separação ainda mais adequada dos bens que pertencem à organização.
São vantagens da compra de imóvel pelo CNPJ como uma estratégia de crescimento:
- Segurança em relação ao contrato imobiliário, pois o documento de compra e venda não sofre alterações, diferentemente do de locação
- Uso da propriedade como garantia em negociações futuras
- Valorização do patrimônio com o passar do tempo, tornando-se um ativo de longo prazo
- Mais estabilidade, inclusive para pequenas empresas
- Liberdade para operar sem depender de locação e flexibilidade para a organização da rotina e de infraestrutura
- Saúde financeira preservada no longo prazo
- Fortalecimento da imagem e da credibilidade da empresa perante clientes, funcionários, fornecedores e investidores
- Mais espaço para crescer e expandir a operação
Sem contar que os benefícios fiscais e as condições de negociação para compra de imóvel no CNPJ, em alguns casos, são melhores do que em aquisições feitas por pessoas físicas, viu?
Então, como comprar imóvel com CNPJ? 4 possibilidades para você
Financiamento, pagamento à vista, leasing e consórcio são as quatro opções mais comuns da atualidade para uma negociação de compra de imóvel feita por pessoa jurídica.
Todas têm seus custos e suas regras, mas o consórcio sai à frente do financiamento, por exemplo, porque não tem juros. Ainda, ele vem sendo o preferido de muitas pessoas pela facilidade da contratação 100% digital.
Enfim, pondere as alternativas seguindo em frente na leitura e escolha a que melhor encaixa nas suas possibilidades, necessidades e expectativas!
1. Financiamento
Permite a aquisição imediata da propriedade, mas tem juros que podem levar o custo total da negociação às alturas. Além disso, a variação de suas parcelas em decorrência de algumas taxas pode comprometer o fluxo de caixa da empresa.
Dá para resumir o financiamento como uma opção rápida, mas que requer atenção redobrada para não ser comprometedora. Antes de escolhê-lo, então, considere os impactos no médio e longo prazo, principalmente.
2. Pagamento à vista
Alternativa válida só para quem tem o dinheiro já disponível para uma negociação, o pagamento à vista independe de financiamentos, empréstimos e outros processos, não tem juros e ainda pode abrir espaço para boas negociações, mas sequer considere fazê-lo se o caixa da empresa for prejudicado.
Para escolher essa opção, você precisa garantir que tem capital disponível sem reduzir a liquidez (ou reduzindo-a minimamente) e sem limitar a capacidade do seu negócio de investir em outras frentes (ou limitando-a de forma planejada).
E, ainda assim, pondere: faz sentido gastar toda essa grana de uma vez se existem outros meios de alavancar o patrimônio registrado no seu CNPJ?
3. Leasing imobiliário
Funcionando quase como um aluguel com a opção de compra ao final do contrato, o leasing permite que empreendedores usem um imóvel sem precisar desembolsar o valor total de sua aquisição imediatamente.
A proposta é boa, mas as taxas podem ser bastante elevadas, especialmente em se tratando de propriedades de alto valor ou de contratos que duram muito tempo. Sem contar que nem todos os imóveis e/ou CNPJs podem fazer parte das negociações.
O contrato também pode trazer pegadinhas, então, cuidado!
4. Consórcio
Opção estratégica, flexível e planejada para a aquisição de um imóvel em nome de CNPJ, o consórcio permite que qualquer empresa se prepare financeiramente para agir sem sofrer com juros ou oscilações repentinas – que impactam no caixa ou orçamento.
Essa modalidade:
- Não fica mais cara ao longo do tempo
- Não exige um grande gasto de uma vez
- Não tem taxas elevadas e é sem juros
E tem parcelas fixas e alinhadas a um montante predefinido por você de quanto sua empresa pode gastar por mês.
Como contratar consórcio imobiliário para empresa? Online, mesmo!
Não bastassem todas as vantagens, fazer consórcio com CNPJ é muito simples: basta você escolher uma corredora vinculada à uma administradora autorizada pelo Banco Central, simular a melhor alternativa para o seu negócio ou já definir a carta de crédito ideal para os objetivos da sua empresa e assinar o contrato.
Tudo à distância, com auxílio especializado.
A partir daí, basta acompanhar e se envolver nos sorteios e lances, aguardando a contemplação. Mas você pode ficar à vontade para escolher a nova propriedade somente depois de contemplado(a), se assim desejar, negociando-a como se estivesse pagando à vista!
Vale a pena fazer consórcio para imóvel próprio no CNPJ
Recebendo a orientação e o suporte de uma corretora de consórcios reconhecida e confiável, sua estratégia logo se tornará uma conquista, seu desejo logo se tornará um plano concreto e seu plano será, para sempre, um patrimônio.
Fortaleça seu negócio, vendo-o crescer com mais estabilidade, valorização e tranquilidade financeira fazendo a aquisição inteligente do imóvel que você sempre quis.
Pegou o impulso para dar aquele salto que vai deixar a concorrência lá atrás?
Agora, é só acreditar!
Deixe seu comentário ou dúvida