Pessoa de terno interagindo com uma tela digital que mostra ícones de casas e uma marca de verificação, simbolizando aprovação ou compra de imóveis, em um ambiente de escritório.

Para fazer um consórcio e adquirir um imóvel comercial, você só vai precisar recorrer a uma corretora confiável, decidir quanto quer e pode gastar nas parcelas mensais da modalidade e ingressar num grupo. Uma vantagem? O consórcio não tem juros!

Mas existem vários outros benefícios de comprar um imóvel dessa forma, por exemplo, a flexibilidade para escolher o imóvel somente depois da contemplação e a valorização da carta de crédito com o passar do tempo, independente da inflação.

Enfim, o consórcio é uma alternativa sólida para fugir de financiamentos e ideal, principalmente, se você tiver planejamento financeiro ou estiver construindo um plano de ação com metas plausíveis para o seu futuro.

Leia, neste artigo, tudo o que você precisa fazer para assinar o melhor contrato hoje mesmo!

Consórcio para imóvel comercial: definição e regularização

O consórcio imobiliário, tanto para a compra de um espaço comercial quanto para a compra de casa ou apartamento e até para reformas, funciona sempre do mesmo jeito: consorciados formam um grupo, pagam parcelas mensais firmadas em contrato e dão lances para serem contemplados ou aguardam a contemplação por sorteio.

Aos poucos, cada consorciado do grupo recebe uma carta de crédito que pode gastar como preferir, desde que seguindo as regras do contrato do consórcio. Mais detalhes sobre isso virão adiante.

Se você está considerando essa alternativa ao financiamento, por exemplo, é fundamental contar com especialistas cuja reputação seja comprovada e cuja atuação esteja regulada e fiscalizada pelo Banco Central do Brasil.

Como fazer consórcio para imóvel comercial? 6 passos até as chaves!

A contratação só depende de algumas etapas essenciais, e a DP Consórcios está à sua disposição em todas elas.

  1. Defina quanto você quer e pode gastar para determinar o valor da sua carta de crédito
  2. Faça uma simulação online do melhor consórcio para você e calcule suas parcelas mensais
  3. Se possível, acrescente 10% a 15% sobre o valor definido para conseguir uma margem para impostos, reformas e burocracias de cartório. Lembre-se de que você pode usar a carta de crédito com flexibilidade
  4. Confira todo o contrato antes de assinar e feche negócio
  5. Dê lances se quiser antecipar a contemplação, contando com as orientações do seu corretor de consórcio
  6. Ao ser contemplado(a), negocie seu novo imóvel comercial com desconto à vista e encaminhe todas as questões de documentação e transferência de titularidade

Apenas saiba que você não pode usar FGTS para adquirir ponto comercial: o uso do FGTS no consórcio é permitido somente para aquisição de imóveis residenciais, mas outras vantagens da modalidade saltam aos olhos.

Vantagens do consórcio da DP para imóveis comerciais

Além de o consórcio não ter juros, tornando-se mais vantajoso do que financiamentos imobiliários, e representando um gasto final potencialmente menor ao consorciado, outras vantagens da modalidade são a flexibilidade do uso do crédito e a valorização.

Flexibilidade: use a carta de crédito como você quiser

Você só precisa escolher o que quer comprar, dentro das regras do seu contrato, quando é contemplado(a), então, tem bastante tempo para pesquisar e escolher seu imóvel empresarial.

Além disso, se sobrar dinheiro da carta, você pode aplicar o montante em tudo o que já conferiu anteriormente: reformas, burocracias, impostos...

E consegue até juntar o valor ao de outra carta, comprada em banco de contempladas, ou a uma reserva pessoal para adquirir, quem sabe, um segundo imóvel!

Valorização da carta de crédito: zero influência da inflação

Outro diferencial do consórcio de imóveis da DP é a ausência de impactos da inflação sobre o valor das parcelas ou o valor total da contemplação: como a carta de crédito é corrigida pelo índice previsto em contrato, o poder de compra do consorciado é 100% preservado.

Isso significa que, se o preço dos imóveis subir com a inflação, o valor da carta de crédito também sobe.

As parcelas mensais do consórcio podem ser corrigidas pelo mesmo índice, mas não sofrem juros compostos, o que mantém o custo final mais previsível. A correção acontece única e exclusivamente uma vez por ano.

Bônus! E que tal comprar imóvel comercial para ampliar seu patrimônio?

Por último, mas não menos importante, você pode adquirir um espaço comercial não para usar, mas visando colocá-lo para locação.

O consórcio empresarial vira um investimento imobiliário!

Sem os juros do financiamento, sua margem de retorno de cada mês de aluguel é ainda maior, e você sempre terá a garantia de um patrimônio para chamar de “seu”.

Em média, imóveis comerciais bem localizados oferecem retorno de aluguel entre 7% e 10% ao ano sobre o valor investido, o que significa um payback a partir de 10 anos da compra, dependendo da região e de outros fatores e sem contar uma eventual valorização da propriedade, e lucro para o resto da sua vida!

Simule agora, aqui pelo site. Contrate o quanto antes.