
- Antes de comprar imóvel comercial – O que considerar?
- Na hora da compra – 11 pontos a analisar
- Fechando negócio – Documentação necessária para compra de imóvel comercial
- Pagando pelo trâmite – Quanto custa oficializar a compra de um imóvel comercial?
- Alternativa estratégica – Como comprar um imóvel comercial sem pesar no bolso?
Para comprar um imóvel comercial com segurança, analise os custos e a localização e descubra se a documentação está em dia.
Além disso, independentemente do motivo pelo qual você esteja fazendo a compra, entenda se o imóvel atende às suas necessidades ou, se for o caso de reformá-lo, se a reforma vai compensar tanto no sentido de você conseguir o espaço que precisa quanto no fator “custo-benefício”.
As dicas deste artigo podem lhe ajudar a fazer tudo da melhor forma: continue lendo!
Antes de comprar imóvel comercial – O que considerar?
Seu primeiro passo para uma compra segura será entender o objetivo da aquisição: uso próprio ou investimento/ampliação de patrimônio?
- Se para uso próprio, avalie: o porte da empresa a ser instalada no imóvel, a possibilidade de expansão e o atendimento das necessidades operacionais
- Se para investimento, considere: liquidez do imóvel e atratividade para locatários
Saiba que imóveis bem localizados, ou seja, que ficam em áreas movimentadas, centros comerciais ou em que vivem pessoas que compõem o público-alvo da empresa têm maior demanda e valorização ao longo do tempo.
Na hora da compra – 11 pontos a analisar
Visitou o imóvel comercial que se encaixa nos seus planos, mas ainda precisa decidir se ele é o “tal”? Avalie com atenção:
- Tamanho
- Layout
- Possibilidade de reformas ou ampliações
- Regulamentação
- Condições (elétricas, hidráulicas, estruturais etc.)
- Fácil acesso a pé, de carro e de transporte público
- Acessibilidade para pessoas com deficiência
- Segurança nos arredores
- Iluminação pública na rua
- Proximidade de outros serviços
- Crescimento econômico da região
O espaço precisa comportar uma empresa, funcionários, estoque em muitos casos e equipamentos, sendo confortável e contribuindo positivamente para a qualidade do trabalho e da vida dos colaboradores.
Além disso, deve estar de acordo com as regras de zoneamento da região em que se localiza e poder receber o tipo de atividade pretendida.
A escolha do imóvel comercial de uma empresa ainda deve levar em conta a importância de o espaço refletir credibilidade e profissionalismo para clientes e parceiros.
Tudo “check”? O próximo passo será analisar ou providenciar a documentação!
Fechando negócio – Documentação necessária para compra de imóvel comercial
Alguns documentos garantem que a transferência de uma construção para o seu nome seja 100% segura e legal, evitando problemas futuros. Entre eles, destacam-se:
- Escritura pública – formalização da compra/venda do imóvel em cartório
- Registro do imóvel – feito no Cartório de Registro de Imóveis para transferência oficial da propriedade
- Certidão de matrícula – comprova a titularidade e o histórico do imóvel; precisa estar atualizada
- Certidões negativas – atestam a inexistência de dívidas ou ações judiciais
- Certidão de ônus reais – informa se há algum gravame sobre o imóvel
Você também vai precisar reunir seus documentos pessoais e os da pessoa vendedora (RG, CPF e comprovante de residência, por exemplo) para dar andamento ao processo.
Pagando pelo trâmite – Quanto custa oficializar a compra de um imóvel comercial?
Os custos de registro e certidões variam conforme o estado ou a cidade em que está localizada a propriedade e também podem mudar de cartório para cartório. O valor da escritura é tabelado por estado e depende do preço do imóvel, mas costuma ser “salgado”.
Some a esses valores o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), tributo municipal cobrado sobre a transferência de propriedade, afinal, quem deverá pagá-lo será você, comprador(a), antes da lavratura da escritura.
A alíquota do ITBI varia conforme o município. Em São Paulo, ela é de 3% sobre o valor de venda ou o valor venal do espaço, o que for maior.
Obs.: apesar de cara, a escritura é indispensável para que a transação seja reconhecida legalmente, e de soma em soma, você vai acabar tendo que gastar um bom valor extra além do valor do imóvel propriamente dito.
Não tem como fugir disso, mas dá para eliminar um peso maior do que o que é possível carregar, substituindo financiamentos e empréstimos por alternativas de compra sem juros!
Alternativa estratégica – Como comprar um imóvel comercial sem pesar no bolso?
Para a compra do seu imóvel não comprometer o capital de giro da sua empresa ou colocar em risco a sua saúde financeira e realmente funcionar como algo que agrega para o futuro, você pode fazê-la de forma planejada, fugindo dos juros e distribuindo as despesas em parcelas que cabem no bolso.
O consórcio de imóveis é uma das principais escolhas, hoje em dia, de quem começar ou expandir um negócio ou locar um espaço para outros empreendedores, pois não tem juros e surpresas e permite organização financeira.
Com ele, você alcança uma meta sem ficar descapitalizado(a), já sabendo quanto precisa desembolsar todos os meses, podendo negociar descontos ao negociar com o vendedor ou até investir em mais de um bem ou no imóvel e na reforma.
E não precisa se preocupar sobre esperar a contemplação: contando com uma corretora de consórcios confiável e cercada, seu poder de compra está garantido o tempo todo.
Invista com segurança, planejamento e tranquilidade financeira, começando agora!
Deixe seu comentário ou dúvida