Ter um espaço seu, garantir segurança para a sua família, construir ou ampliar seu patrimônio são motivos para comprar uma casa própria.
A compra de um imóvel traz estabilidade e abre portas para novas oportunidades. Cada parcela se transforma no bem, concreto, que, inclusive, pode ser valorizado ao longo do tempo.
Se você ainda está em dúvida sobre a decisão, leia este artigo até o final. Aproveite e veja como seguir em frente sem prejudicar suas contas.
A importância da casa própria no Brasil
Em 2022, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 72,7% dos brasileiros moravam em domicílios próprios, quitados, sendo pagos ou herdados.
Mas, para muita gente, o aluguel era e ainda é a única ou melhor opção, mesmo que considerado uma solução temporária.
Entre as pessoas que têm casa própria, diversas afirmam que um espaço para chamar de “seu” significa segurança ou conforto.
Além disso, um imóvel próprio colocado para locação pode representar alavancagem de patrimônio – e a garantia de um dinheiro guardado para o futuro ou para outros investimentos.
Adiante, você encontra uma lista de benefícios para ponderar.
9 vantagens de ter imóvel próprio
Existem diversas justificativas para um brasileiro investir num imóvel próprio, seja casa ou apartamento:
1. Cada parcela vira patrimônio – talvez, até lucro!
Mesmo que a compra do seu imóvel seja parcelada, cada parcela vira patrimônio, principalmente se o pagamento não tiver juros.
Com o passar do tempo, o imóvel ou a região em que ele está podem ser valorizados, o que significa lucro para você no caso da venda.
Ainda, mesmo com a inflação, o valor do seu bem se mantém ou cresce, fique tranquilo(a).
2. Todos ganham segurança
Um imóvel próprio traz a tranquilidade de saber que, aconteça o que acontecer, você e sua família têm um lugar seguro para morar.
Isso não acontece no caso do aluguel, já que, a depender do contrato, de um dia para o outro, o proprietário pode reajustar a mensalidade de forma que não caiba no seu bolso ou vender a propriedade para algum interessado.
3. Não há surpresas no orçamento
Quando você paga aluguel, os valores podem mudar de repente e bagunçar seu orçamento.
Isso quando o proprietário não pede o imóvel “de volta” antes de o contrato terminar e você precisa se mudar, na pressa.
Ou seja, gasta na mudança e, provavelmente, na reforma de um novo espaço.
Agora, fazendo, por exemplo, um consórcio imobiliário, a compra da sua casa própria tem cada parcela definida já em contrato.
Você decide exatamente quanto pode gastar por mês. Se sobrar uma graninha e aparecer um mês bom para dar lances, esse valor pode ser aplicado para antecipar a contemplação.
4. Você tem liberdade total para reformar
Dentro das regras do condomínio ou sem prejudicar a rotina dos vizinhos, ao ter seu imóvel próprio, você faz reformas com total liberdade, adequando o espaço aos seus gostos e/ou a necessidades específicas.
5. Dá para ganhar uma renda extra, se esse for o seu objetivo
Também em 2024, o Índice FipeZAP mostrou que o preço médio do aluguel residencial no Brasil subiu mais de 13%, chegando a R$ 48,12 por metro quadrado.
Quem tem um imóvel próprio e consegue colocá-lo para locação, portanto, está fazendo dinheiro – ou ao menos usando o valor que entra para quitar as parcelas da aquisição da propriedade.
6. Um legado é deixado para as gerações futuras
Um imóvel próprio é a certeza de um patrimônio que atravessa gerações.
Imagine comprar um terreno, uma casa ou apartamento e, no futuro, seus filhos poderem contar com esse bem? Algo que começou como um investimento, vira uma herança.
7. O senso de pertencimento é real
Sentir que você realmente pertence a um lugar vai além de ter um endereço fixo.
Na psicologia, inclusive, esse senso de pertencimento está ligado à segurança emocional e à construção da identidade.
Quando uma pessoa mora em um espaço próprio, cria suas rotinas, conhece os vizinhos e participa da comunidade, o lar se torna um ponto de referência emocional, acolhe e dá confiança para enfrentar desafios.
8. O acesso ao crédito é mais fácil
E você sabia que um imóvel pode ser usado como garantia e facilitar o acesso a linhas de crédito?
Quem já tem uma casa ou um apartamento registrado no próprio nome, consegue condições melhores ao negociar com instituições financeiras.
9. A disciplina financeira faz milagres no longo prazo
Por último, como pagar as parcelas da compra planejada de um imóvel exige planejamento e compromisso, você acaba criando uma disciplina financeira que, com o tempo, se torna um hábito.
A prática ajuda a controlar gastos, organizar o orçamento como um todo e pensar no futuro de forma mais estruturada.
Quem consegue manter esse ritmo, aprende a lidar melhor com prioridades e a preparar uma base para outros investimentos ao longo da vida.
Uma conquista que representa sua independência!
A conquista do imóvel próprio é um verdadeiro símbolo de independência e autonomia, e ter essa meta vale a pena quando o caminho para investir é bom. Isso significa que, após terminar de ler este artigo, você vai precisar:
- Definir o objetivo da aquisição da casa ou do apartamento
- Escolher se o imóvel será novo, usado ou na planta
- Entender quanto pode gastar por mês sem comprometer contas fixas
- Pesquisar por alternativas de investimento que não cobrem juros e taxas capazes de elevar o preço do imóvel ao quadrado!
Ou simular um consórcio e contratá-lo online, indo rumo ao seu novo e maior objetivo ainda hoje.
Vá estudando as opções de propriedades disponíveis e tome a sua decisão só depois da contemplação, sem pressa, escolhendo a melhor localização também. Então, faça uma análise documental e de débitos do imóvel desejado e só feche negócio se estiver tudo certo.
Sobrou dinheiro da carta de crédito imobiliário? Direcione-o para pagar o ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis) e até para reformas!
Não se esqueça da vistoria antes de pegar as chaves.
Deixe seu comentário ou dúvida