Casal sorridente assistindo a algo no laptop sentado na cozinha moderna com iluminação natural, elementos decorativos e ambiente acolhedor.

Em tempos de juros altos, não é surpresa que a geração Z tenha passado a preferir o consórcio em vez de financiamentos tradicionais.

Mas tem outros motivos que levam pessoas nascidas entre 1995 e 2010 a optarem pela modalidade, incluindo a facilidade, a aquisição e o acompanhamento totalmente digitais, e as informações atualizadas sempre em tempo real.

Havendo uma mudança de paradigma no modo como o crédito e aquisição de patrimônio estão sendo encarados atualmente, a “Gen Z” enxerga o consórcio como uma opção mais viável e inteligente do que outras para fazer um grande investimento e comprar um primeiro imóvel, uma moto ou um veículo.

Sem contar que a modalidade tem apelo real, seja pelo menor custo, pelo incentivo à disciplina financeira ou pela compatibilidade do valor das parcelas com perfis de renda ainda em formação.

Entenda mais, neste artigo!

Características e comportamentos da geração Z que influenciam escolhas financeiras

Modelos de crédito alternativos, como o consórcio, que dependem de estratégia e cujos processos de contratação e contemplação acontecem de forma digital, têm sido preferidos por pessoas com 18 a 30 anos de idade.

Não à toa, afinal, essas pessoas são nativos digitais, se informam majoritariamente online e já estão habituadas com comparações instantâneas de preços ou taxas.

Além disso, elas vivem, desde cedo, num cenário de instabilidade econômica, inflação crônica e juros historicamente elevados.

Em muitos casos, por causa das mudanças nos hábitos de consumo, integrantes da geração Z também buscam modelos financeiros que unem flexibilidade, previsibilidade e menos surpresas (em R$!).

Sem contar que tendem a valorizar o planejamento pessoal e financeiro mais cedo do que gerações anteriores porque estão mais expostas a conteúdos que abordam finanças pessoais.

Percebe como tudo faz sentido?

Consórcio vs. financiamentos na visão de quem é Gen Z

Já é sabido que, num financiamento, um cidadão brasileiro pode ter que pagar até o dobro do valor do bem adquirido à instituição financeira através da qual contrata a modalidade. Isso por causa de taxas!

E, atualmente, para muitos da geração Z, principalmente com a taxa básica de juros (Selic) em cerca de 15% ao ano, gastar esse dinheiro está fora de cogitação.

Num consórcio, por sua vez, a cobrança predefinida de qualquer valor e a ausência dos juros se tornam fatores atraentes, inclusive para os mais jovens.

Os números provam: só no 1º semestre de 2025, o setor movimentou R$222 bilhões, e o número de consorciados cresceu quase 9%, segundo a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC).

Projeções da própria associação apontam expectativas ainda mais positivas de crescimento do sistema de consórcios de agora em diante, com aumentos em diversos segmentos.

Por que a Geração Z está preferindo consórcios? 10 motivos palpáveis

Listamos a dezena de vantagens que justificam a migração significativa de jovens para o consórcio como ferramenta de aquisição de patrimônio:

  1. Zero juros
  2. Taxas previamente definidas
  3. Diluição das taxas nas parcelas
  4. Pagamentos menores ao mês
  5. Planejamento financeiro obrigatório
  6. Facilidade de aquisição (100% online)
  7. Informações em tempo real (para lances, por exemplo)
  8. Desconfiança no crédito tradicional (que sai caro!)
  9. Previsibilidade garantida
  10. Tolerância à ideia de aguardar a contemplação, pois o controle de gastos e a facilidade são mais importantes do que a urgência

Você tem entre 18 e 30 anos e está considerando a ideia?

Simule os seus gastos através do site da DP Consórcios e fale com um especialista para entender qual seria o melhor grupo para as suas necessidades.

Estude o contrato da modalidade com atenção, questione se tiver dúvidas e comece a participar, recebendo orientações da própria corretora sobre os melhores meses para lances.

Enquanto espera a contemplação, para garantir um equilíbrio financeiro por aí, monte uma estratégia de reserva mensal extra, se puder.

Ou melhor, siga o checklist do próximo tópico!

Checklist rápido para quem quer aderir ao consórcio hoje

[   ] Defina seu objetivo (comprar um carro, um imóvel ou um serviço, por exemplo)
[   ] Decida quanto pode gastar por mês sem comprometer suas despesas fixas
[   ] Simule o melhor consórcio e esclareça dúvidas junto a um especialista da DP!
[   ] Se quiser, compare o gasto com o de um financiamento antes de bater o martelo
[   ] Apenas dê lances se tiver entre 10% e 15% livres no seu orçamento mensal
[   ] Mantenha uma reserva de emergência à parte do consórcio

E agarre-se ao seu planejamento financeiro, sempre!

Conte conosco.